sexta-feira, 13 de novembro de 2015

"Distémico!"

"Distémico!"


Numa determinada fase da minha vida, recorri a uma consulta de psiquiatria. Ao fim de cerca de três quartos de hora deitado no divã a falar, a psiquiatra arregalou os olhos e disse-me em alta voz: DISTIMIA!!! Você tem Distimia, homem!
Com a receita no bolso (um pouco mais vazio) e perplexo, quando cheguei a casa, a primeira coisa que fiz foi pesquisar no que consiste, de facto. esta doença que me estava a afectar.

A Distimia é uma depressão moderada, mas crónica, conhecida como a doença do mau-humor.
Mal humorado! Eu?! Tem dias... Mas outra manifestação desta doença, é que para essa pessoa, o copo está sempre meio vazio e nunca quase cheio. Portanto, a pessoa com Distimia vê sempre o lado negativo da coisa, tornando-se melancólico, stressado, ansioso, insatisfeito, baixa auto estima e todas as consequências que daí resultam. E pior! Esta doença psiquiátrica é contagiosa! Sim! A pessoa que convive com alguém com Distimia tem uma maior probabilidade de a ter mais tarde. Bem então isto é um caso de saúde pública!

Reflecti um pouco sobre este assunto, e cheguei a algumas conclusões. Uma delas é que o nosso país tem uma população "DISTÉMICA"!!! Senão notemos:

Temos uma população maioritariamente melancólica. Quando encontramos alguém, normalmente perguntamos: "Então... Está tudo bem?" e a outra pessoa quase sempre responde: "(breve gemido)Vai-se andando..." ou "Oh pá... um dia de cada vez...", "Nunca pior." Que tristeza pá! A melancolia reina no rosto das pessoas!

Somos também insatisfeitos por natureza. Por exemplo... nós até temos um clima temperado! Mas já repararam que no inverno lamentamos que já estamos cansados do frio e quando chega o verão dizemos: "Porra pá! Está um calor que não se pode!". Insatisfação pura!

E somos de facto mal humorados, porque há quarenta anos que elegemos os mesmos partidos para governar o país, e estamos sempre a dizer mal dos políticos dizendo que são todos uma cambada de gatunos... Não dá para entender este nosso mau feitio!

E então auto-estima, não temos quase nenhuma. Porque um país com uma história tão rica em conquistas e descobertas como temos, não raro ouvimos expressões tais como: "Somos um país pequenino...", "Somos os coitadinhos da Europa e tal...", "Estamos na cauda da Europa nisto e naquilo...". Olha se Vasco da Gama, Bartolomeu Dias, Diogo Cão e muitos outros Conquistadores portugueses ouvissem estas barbaridades!

Como já referi, a Distimia é uma doença psiquiátrica contagiosa! Portanto, tratando-se de um caso de saúde pública eu proponho que se adopte o mesmo sistema que era usado no primeiro século em relação à lepra. Quando alguém se aproximar de um portador da doença Distimia, o doente deverá gritar: "Distémico"! "Distémico"! Para que ninguém se aproxime e fique contagiado com a doença.

Miguel Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.